São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan defende mais força para os BCs

Integração é inevitável, diz ministro

PATRICIA DECIA
ENVIADA ESPECIAL A NOVA ORLEANS

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse ontem, durante encontro de ministros das finanças de 34 países da América, que a integração econômica é inevitável.
"Não há lugar atualmente para mercados fechados", afirmou, durante discurso que durou cerca de 15 minutos.
Segundo ele, as restrições ainda impostas por países como Brasil e Chile não prejudicam o processo.
O ministro ressaltou ainda importância do fortalecimento dos bancos centrais, que assim têm melhores chances de fiscalizar o sistema bancário.
Malan chegou 40 minutos atrasado à reunião, em Nova Orleans (EUA), que teve participação do secretário do Tesouro dos EUA, Robert Rubin, e do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique Eglesias.
Ele ficou preso durante cinco horas no aeroporto de Miami esperando um vôo de conexão para Nova Orleans.
Documento
O encontro é uma continuação das negociações da Cúpula das Américas, realizada em Miami em 94, e teve a participação de representantes do setor privado.
Ontem foram discutidos três pontos: o fortalecimento dos sistemas bancários, do desenvolvimento dos mercados de capital e a investigação dos sistemas financeiros.
Hoje os ministros têm reunião fechada, de onde deve sair um documento de intenções sobre esses temas.
Bolsa de Nova York
O representante da Brasilpar (empresa brasileira de consultoria), Roberto Teixeira da Costa, criticou, durante seu discurso na reunião, a dependência dos mercados financeiros dos países da América Latina e Central ao índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York.
Segundo ele, uma das principais necessidades desses países é criar condições para que suas Bolsas de Valores fiquem estabilizadas e independentes.

Texto Anterior: Governo pode emitir títulos
Próximo Texto: Raytheon se reuniu com governo em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.