São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raytheon se reuniu com governo em 93

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Surge um novo documento indicando que a empresa Raytheon e o governo brasileiro mantinham contatos antes mesmo de a empresa norte-americana ser escolhida para implantar o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
Uma carta obtida pela Folha comprova que o vice-presidente da Raytheon, Edmund Woollen, e o então chefe da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), Mário César Flores, se reuniram para discutir o Sivam.
O encontro ocorreu no dia 8 de fevereiro de 1993 -seis meses antes de ser baixado o decreto dispensando licitação para o projeto de vigilância na Amazônia.
A reunião aconteceu quando a configuração do Sivam já estava pronta, mas, antes, no entanto, de que ela fosse aprovada pelo Estado-Maior da Aeronáutica.
Carta
O encontro foi registrado em uma carta enviada a Flores por Woolen. "Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer-lhe pelo encontro que tivemos em 8 de fevereiro de 1993 para discutir o Sivam", escreveu o executivo.
Na correspondência, Woollen agradece a Flores pela reunião. "A sua visão estratégica sobre o Sivam nos ajudou a entender de uma forma mais ampla os objetivos de longo alcance que o Brasil tem para a região Amazônica", disse o representante da Raytheon.
Sete meses depois do encontro entre Woollen e Mário Flores, o governo federal enviou correspondência para 16 embaixadas sobre o Sivam, para que empresas estrangeiras interessadas no projeto fossem contactadas.

Texto Anterior: Malan defende mais força para os BCs
Próximo Texto: Flores diz que desconhecia projeto na época
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.