São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf vai propor melhor fiscalização

Prefeito quer que mais fiscais possam multar

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf disse ontem que vai propor à Câmara Municipal um projeto de lei que facilite a aplicação de multas para quem joga lixo na rua.
"A lei que existe hoje, criada por administrações passadas, não foi feita para multar, porque a lei diz que só os fiscais da prefeitura podem multar. É um absurdo, porque não se pode colocar um fiscal em cada esquina de São Paulo", afirmou o prefeito.
Maluf foi flagrado na semana passada pela Folha jogando um papel de sorvete no chão durante visita a uma obra. O preito não foi multado porque não havia fiscal no local.
Segundo a Limpurb, órgão da prefeitura responsável pela coleta de lixo e pela fiscalização, até hoje nenhuma pessoa física foi multada por jogar lixo na rua.
A lei que estipula a multa foi criada em 1987 pelo então prefeito Jânio Quadros.
Veto
No início desta semana, Maluf vetou um projeto aprovado pela Câmara que alterava o valor da multa para quem joga lixo na rua de R$ 789,80 para R$ 400,00.
O projeto permitia ainda que os veículos de onde fosse atirado lixo pela janela pudessem ser multados por fiscais de trânsito.
Segundo o prefeito, a redução do valor da multa não interessa à cidade. "Nós temos é que aumentar o valor da multa, para que as pessoas cumpram a lei."
Para o superintendente de fiscalização da Limpurb, Oscar Antônio de Andrade, 48, o trabalho dos fiscais é dificultado pelo valor alto das multas.
Segundo ele, as pessoas têm medo de ser multadas e se negam a apresentar o documento de identidade, indispensável para a aplicação da pena.
O vereador Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB), autor do projeto vetado pelo prefeito, considerou o veto político.
"Ele sancionou um outro projeto meu semelhante a este quando eu o apoiava. Ele quer apresentar o projeto dele para aparecer na mídia", afirmou.
Para o vereador, falta vontade política para as multas serem aplicadas. "Os 22 fiscais da prefeitura até hoje não fizeram nada", disse. Para ele, Maluf deveria dar o exemplo e pagar a multa por ter jogado um papel no chão.
Faria Lima
O prefeito liberou ontem um trecho de cem metros da nova avenida Faria Lima, no Itaim (zona oeste), que vai servir como retorno para evitar conversões à esquerda no cruzamento da Faria Lima com a avenida Juscelino Kubitschek.
A prefeitura já inaugurou dois trechos da extensão da avenida, em Pinheiros e no Itaim. Os 800 metros da avenida entre a Juscelino Kubitschek e a avenida Hélio Pellegrino, na Vila Olímpia, devem ser entregues em 45 dias.

Texto Anterior: Comissão acha falhas em livros didáticos
Próximo Texto: 'Namorado' de Xuxa é arisco e, como ela, odeia badalação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.