São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
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Supermercados obtêm desconto maior

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A indústria de produtos perecíveis não está conseguindo colocar nos supermercados a mesma quantidade de mercadorias vendidas em 95. Com isso, muitas empresas começam a cortar produção, enquanto outras aumentam os descontos.
Os descontos, em alguns casos, são tão acentuados que estão surpreendendo até os donos de redes de supermercados. Uma indústria, por exemplo, estava oferecendo ontem bacon aos supermercados com redução de 55% no preço.
O aumento de consumo foi muito forte em 1995. Algumas empresas conseguiram dobrar a oferta de produtos de consumo imediato.
Mas, se os perecíveis estão com descontos de preços, o mesmo não ocorre com os cereais. O feijão está mais caro. O produto que está chegando ao mercado é de melhor qualidade, devido à entrada de safra em algumas regiões do Estado de São Paulo. Na Bolsa de Cereais o aumento foi de 8,8% na semana.
O arroz continua subindo. A safra do Rio Grande do Sul está praticamente terminada, mas os produtores estão liberando a produção aos poucos. Romeu Fiod, analista do setor de arroz, diz que a tendência para as próximas semanas será de alta nos preços.
Em média, os supermercados reajustaram os preços em 0,45% nesta semana, contra alta de 0,37% na anterior. Nos hipermercados a alta foi de 0,34%, após queda de 1,33% na semana anterior. Os dados fazem parte da pesquisa do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.

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