São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Comércio quer linha de crédito

DA REDAÇÃO

O presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, solicitou ao ministro Francisco Dornelles (da Indústria, do Comércio e do Turismo) nova linha de financiamento para micro e pequenas empresas.
Dornelles, que esteve ontem na sede da entidade representativa do comércio paulista, prometeu estudar o assunto e levar sugestões ao presidente Fernando Henrique.
Szajman disse que as pequenas empresas comerciais estão enfrentando escassez de crédito. A sugestão do comércio é que parte do dinheiro do compulsório sobre os depósitos à vista dos bancos possa ser destinado ao financiamento das pequenas empresas.
Segundo Szajman, deveria ser criado também um seguro pago pelo pequeno empresário, dando garantia de recebimento do empréstimo pelos bancos.
A sugestão é que o crédito tenha juro fixo anual de 30% ao ano, contra os 80% ao ano atuais.
Abram Szajman disse ser contrário à redução das multas por atraso de prestações, de 10% para 3%, em discussão no Congresso.
Szajman diz que a multa é uma pena pelo atraso e sempre foi de 10%, independentemente da inflação.
Os bancos estão deixando de financiar empresas para atuar no crédito ao consumidor, que tem juros maiores, disse.
Para ele, a tendência é de crescimento na inadimplência. Para ele, "antes do consumidor comprar a prazo é preciso tomar cuidado".

Texto Anterior: EUA ressaltam papel do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.