São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos Taviani filmam texto de Goethe

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Depois de Tolstói e Piradendello, Goethe é adaptado ao cinema pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, vencedores da Palma de Ouro há 20 anos com "Pai Patrão".
"Les Affinités Électives" (As Afinidades Eletivas) teve lançamento mundial, fora de competição, numa sessão em benefício da reconstrução do Teatro Fenice, de Veneza, incendiado no ano passado.
Tentados durante anos por uma versão modernizante de um dos maiores clássicos do romantismo alemão, os Taviani felizmente preferiram ousar sem alterar o contexto histórico do texto original.
Toscana
Assim, ei-nos em pleno período napoleônico (século 19) no mesmo interior da Toscana utilizada por Bertolucci em "Stealing Beauty" (Beleza Roubada).
A estratégia de utilização do cenário é, contudo, oposta. Enquanto Bertolucci faz a beleza da região agregar seus personagens, em "Afinidades Eletivas" a não menos impactante paisagem aguça por contraste o drama que sedia.
A trama segue de perto a trágica decomposição de um casal como narrada por Goethe.
Ciranda
O barão Eduardo (Jean-Hughes Anglade) e Carlota (Isabelle Huppert) têm um casamento tardio que parece perfeito.
A chegada de um amigo arquiteto (Fabrizio Bentivolglio) e da enteada de Carlota (Marie Gillain) põe em movimento uma ciranda amorosa.
Metáfora
A metáfora é famosa: afinidades eletivas é o fenômeno através do qual elementos químicos rompem pares tradicionais para formarem novas combinações quando expostos a novos elementos.
As leis da natureza derrotam assim o ainda fresco racionalismo iluminista.
Os Taviani rodaram um filme preciso e elegante. Traduzem cinematograficamente Goethe sem trai-lo. É a exceção que confirma a regra.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Para Ballard, "Crash" supera o seu livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.