São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco de tumor de mama cresce com ingestão de amido, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comer muito pão, macarrão e outras massas pode aumentar o risco de câncer nas mamas, segundo estudo publicado hoje na revista médica "The Lancet".
Uma equipe italiana do Centro Regional de Pesquisa Oncológica estudou a dieta de 5.157 mulheres italianas, das quais 2.569 tinham câncer nas mamas.
As outras 2.588 voluntárias, que foram usadas como grupo de comparação, não apresentavam nenhuma doença.
Os cientistas usaram um questionário detalhado com 78 itens para descobrir que alimentos e com que frequência as voluntárias consumiam.
Os resultados mostraram que o componente alimentar com o maior efeito adverso foi o amido. O amido é um tipo de açúcar de reserva dos vegetais muito usado na alimentação humana.
"Os efeitos adversos do amido são importantes devido ao consumo elevado desse nutriente por essa população", escreveram.
Gorduras
Alguns estudos haviam sugerido que um consumo elevado de gorduras aumentava o risco de tumor.
Mas os cientistas constataram que o risco de desenvolver o tumor caiu proporcionalmente ao consumo dessas gorduras, ou seja, a ingestão de gorduras não aumentou o risco da doença.
Segundo eles, gorduras insaturadas, como o azeite de oliva, tendem a diminuir o risco, enquanto gorduras saturadas parecem não ter efeito algum no aparecimento de tumores.
Em comentário na mesma revista, Susan Oliveria, do Centro de Prevenção do Câncer, em Nova York (EUA), disse que esse tipo de estudo tem vários inconvenientes, como o fato de mulheres com câncer nas mamas saberem sobre estudos prévios que relacionavam dietas ao câncer.

Texto Anterior: Exercício pode ser mais eficaz que dieta
Próximo Texto: Americano de 455 kg é levado por oito médicos e uma grua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.