São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação de droga leva seis meses

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A finasterida -primeira droga usada para o tratamento do crescimento benigno da próstata- só produz alívio de sintomas em cerca de 35% dos homens.
A finasterida tem um mecanismo de ação diferente do terazosin. Ela entra nas células da próstata e inibe uma enzima fundamental para o trabalho do hormônio testosterona -um dos principais responsáveis pelo crescimento da glândula após os 50 anos.
A droga demora seis meses para atuar e provoca um "encolhimento" da próstata, o que pode levar ao alívio dos sintomas. A finasterida causa efeitos colaterais como impotência e diminuição do desejo sexual em 15% dos pacientes.
A Merck Sharp & Dome -laboratório que desenvolveu a finasterida- trabalha em um novo derivado que teria uma ação mais ampla sobre os efeitos da testosterona (o que poderia aumentar a ação sobre a próstata).
Um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Câncer dos EUA acompanhará 18 mil homens por sete anos e avaliará se a finasterida impede o aparecimento do câncer na próstata.
(JB)

Texto Anterior: Novo método utiliza o calor
Próximo Texto: Método 'vaporiza' a glândula doente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.