São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e PSDB têm mais aprovados

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

PT e PSDB lideram a lista de prefeituras que tiveram mais projetos selecionados entre os cem semifinalistas do prêmio de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas.
Belo Horizonte (PT) foi a prefeitura que teve mais projetos aprovados para a semifinal: seis. Entre eles, o programa de geração de emprego para adolescentes que vivem na rua.
Entretanto, foi também a cidade com mais projetos inscritos: 56. O aproveitamento foi de 10,7%.
Nesse item, nenhuma prefeitura ficou à frente da de Salvador (PSDB): dos quatro projetos inscritos, três foram selecionados, como o de obras em parceria com a comunidade.
As outras cidades com mais de três projetos entre os semifinalistas são as "petistas" Santos (7 inscritos e 5 selecionados), Angra dos Reis (14/3), Ipatinga (19/3) e Londrina (8/3). As "tucanas" foram Vitória (14/4), Campinas (20/3) e Teresina (7/3).
Apesar de as grandes cidades se sobressaírem, há várias cidades médias e pequenas com projetos selecionados, como a universalização do ensino em Icapuí (CE) e o programa de saúde global de Joaíma (MG).
Há ainda projetos envolvendo povos indígenas, como o da aldeia guarani em São Sebastião (SP) e o da reserva xavante em Nova Xavantina (MT).
Serviços
O setor que mais teve projetos selecionados foi o de serviços públicos, com destaque para programas de saúde familiar (Londrina, Campina Grande e Joinvile) e de habitação (Caxias do Sul, Diadema, Ipatinga e Cuiabá).
Na área de administração e governo, há diversos programas de democratização de informação, orçamento municipal com participação da população e novos modelos inovadores de gestão.
Fora do âmbito do Executivo, há um projeto de seminários da Assembléia Legislativa de Minas e um do Judiciário do Rio Grande do Sul.
Foram inscritos projetos de 26 unidades da federação: só de Tocantins não apareceu nenhum. A maioria das inscrições veio da região Sudeste (60%), seguida da região Sul (21%) e do Nordeste (10%).

Texto Anterior: FGV cria banco de boas práticas urbanas
Próximo Texto: Guia lista filmes em que atrizes fumam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.