São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prédio 'inteligente' encarece Faria Lima

Inovações elevaram preço de imóveis em 50%

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O preço de um imóvel na avenida Brigadeiro Faria Lima é, em média, 50% mais alto do que era há três anos, segundo a Bolsa de Imóveis de São Paulo.
A razão para a alta nos preços foi, segundo a consultora Carla Ponzio de Féo, a recente construção de preços modernos e "inteligentes".
"Esses novos prédios são muito sofisticados e caros. Por isso, eles acabam levantando os preços", diz Carla, 30.
São considerados "inteligentes" prédios que têm, por exemplo, elevadores controlados por computador e piso elevado -que permite que a fiação seja trocada sem necessidade de grandes deslocamentos de pessoal ou instalações.
Foram essas inovações tecnológicas que fizeram a Gafisa Incorporações S/A (ex-Gomes de Almeida) mudar sua sede da região da Paulista para a Faria Lima.
"Sentimos necessidade de ter escritórios mais modernos, com mais possibilidades de mudanças na organização interna. Por isso, fizemos a troca", afirma o diretor de Incorporações da empresa, Odair Senra, 49.
Os bancos CCF, ING, Garantia e Fibra também mudaram suas sedes para a Faria Lima em busca de prédios mais seguros.
"Antes dessas novas construções, os prédios da Faria Lima apresentavam baixa qualidade", diz Carla Ponzio de Féo.
Pesquisa da Bolsa de Imóveis, realizada no mês passado, mostra que 78% dos prédios na Faria Lima ainda não têm sistema de ar-condicionado central.
Segundo ela, a região está deixando de ser uma área apenas voltada para serviços. Hoje, o crescimento do número de bancos que se mudaram para a avenida exige a construção de prédios mais modernos.
O setor de serviços, segundo dados da Bolsa, ainda representa 43% das atividades, contra 13% do setor financeiro.

Texto Anterior: Aluguel sobe na Berrini e cai na Paulista
Próximo Texto: Nova avenida já tem 2,7 km
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.