São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico faz pizzas de banana

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico Ricardo Ferreira Bento, professor da Faculdade de Medicina da USP, prepara a massa e não dispensa um forno a lenha na hora de fazer suas pizzas.
A "transgressão" dos costumes italianos vem na hora do recheio: a especialidade do médico, formado em otorrinolaringogia, são as pizzas doces, de banana ou maçã.
"A doce é a minha especialidade, mas faço todos os tipos de pizza, para o jantar ou a sobremesa", diz Bento, 42.
Cozinheiro desde os 30 anos, Bento coleciona receitas de Nápoles (borda da pizza recheada com catupiry) e da Suíça (fondue).
A receita da pizza é simples, diz ele. A massa pode ser usada nas pizzas doces e nas salgadas.
*
Ingredientes: a massa é feita com 1/2 kg farinha de trigo, 1 tablete de fermento tipo Fleischmann, 1 colher de sopa de óleo e água.
Para o recheio, banana ou maçã, mel vegetal (tipo Karo) e canela.
O forno: Antes de começar a fazer a massa, acenda o forno, porque ele demora a esquentar. Para descobrir a temperatura ideal, observe o teto do forno. Quando ele estiver branco, coloque a pizza.
Como fazer: Misture os ingredientes com a mão e coloque água aos poucos, para dar a liga. A massa estará pronta quando deixar de grudar na mão.
Em seguida, deixe a massa descansar de 40 minutos a 1 hora, coberta com um pano úmido.
Abra a massa bem fina (a quantidade de massa deve dar para oito pizzas) e cubra toda a pizza com o mel. Coloque as frutas, cortadas em tiras finas.
Depois, é só colocar mais uma colher de mel e canela por cima e levar ao forno quente, por apenas um ou dois minutos.
(SB)

Texto Anterior: Capture o 'Netscape' por R$ 0,15
Próximo Texto: Bahema investe em fast food e fatura R$ 60 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.