São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova técnica diminui custo de moradias populares

DA FOLHA SUDESTE

O professor de técnicas de construção da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Luiz Alfredo Cotini Grandi, defende o uso do pó de serra como forma de baratear o custo de casas populares.
Em sua tese de doutorado, Grandi comprovou a viabilidade técnica do uso da serragem adicionada ao cimento para a fabricação de placas pré-moldadas para o revestimento interno de paredes.
A técnica é simples, o que possibilita a utilização de mão-de-obra não-especializada e equipamentos já usados na construção civil.
Os testes feitos pela Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp aprovaram as placas construídas a partir da serragem. Foram realizados testes acústicos, térmicos, de impacto, corte e deformação.
As placas tradicionais são fabricadas em eucatex, gesso, lã de vidro, ciporex (um concreto mais poroso e leve) ou madeira.

Texto Anterior: Ação preventiva é a melhor alternativa
Próximo Texto: Outras considerações sobre o SFH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.