São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIANÇAS; BACTÉRIA; A PALAVRA; ALZHEIMER; SAÚDE; TECNOLOGIA; FILOSOFIA; FÍSICA

CRIANÇAS
Flauta, piano e violino são instrumentos de garotas. Já bateria, guitarra e trompete são instrumentos de garotos, diz estudo publicado na revista "Psicologia da Música". Segundo dois psicólogos da Universidade de Keele (Reino Unido), que entrevistaram 153 crianças britânicas entre 9 e 11 anos, elas já têm uma idéia clara sobre o instrumento que gostariam de tocar.

BACTÉRIA
Pesquisadores da Universidade de Alberta (EUA) descobriram que uma espécie de bactéria -Citrobacter freundii- que pode se hospedar nos pulmões e estômago, foi capaz de aumentar sua taxa de mutação quando em estado de dormência. A linhagem mutante passou a produzir quantidade maior de uma enzima capaz de degradar antibióticos como as cefalosporinas.

A PALAVRA
"Quando crianças, temos medo do escuro. Ironicamente, é nosso destino viver no escuro."
Carl Sagan (1934-), astrônomo norte-americano

ALZHEIMER
Doses regulares de analgésicos pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer, segundo estudo divulgado em reunião da Academia Americana de Neurologia. Alguns pesquisadores acreditam que a doença neurológica degenerativa pode ser resultado de um processo inflamatório. O estudo acompanhou cerca de 2.000 pessoas desde 1960. Segundo os cientistas, a aspirina parece ter um efeito insignificante.

SAÚDE
Pessoas que levam uma vida não-saudável sabem o que deveriam fazer para se tornar saudáveis, mas se recusam a seguir as recomendações dos médicos, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup e dirigida pela Academia Americana de Médicos de Família. O Gallup entrevistou 1.012 pessoas: 9 entre 10 entrevistados sabem o que deveriam fazer, mas somente 49% seguem as recomendações médicas.

TECNOLOGIA
O olho de uma lagosta foi a fonte de inspiração de um grupo de cientistas britânicos, americanos e australianos, que está construindo um supertelescópio de raios X. O telescópio, apelidado "Olho de Lagosta" será capaz de captar 25% do céu num instante. Segundo os cientistas, o aparelho vai permitir o desenvolvimento, em semanas, de pesquisas que hoje levam anos.

FILOSOFIA
As Ciências da Forma Hoje, org. Émile Noel, tradução de Cid Knipel Moreira. Papirus Editora (Caixa Postal 736, Campinas, SP, CEP 13001-970, tel. 019/231-3534). 190 págs. R$ 23.
Matemáticos, químicos, biólogos e músicos expõem suas concepções de forma e traçam as linhas de uma nova abordagem da pesquisa científica.

FÍSICA
Relâmpagos, de Osmar Pinto Jr. e Iara de Almeida Pinto. Editora Brasiliense (av. Marquês de São Vicente, 1.771, SP, CEP 01139-903, tel. 011/291-2665). 116 págs. R$ 17.
Os autores mostram o que se tem estudado sobre o assunto e mostram a importância dos relâmpagos para o equilíbrio da natureza, bem como dicas para fotografá-los.

Texto Anterior: Disputa envolve descoberta do elemento número 110
Próximo Texto: NEW SCIENTIST; CIÊNCIA HOJE; NATURE MEDICINE; SCIENCE; NATURE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.