São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENAS

Aos três anos, Georgie (foto) -conforme Borges tinha sido batizado pela avó paterna, a inglesa Fanny Haslam de Borges- usava um vestido de flanela escocesa, segundo a moda da época (1902). Seu pai, o advogado Jorge Guillermo Borges Haslam, ficaria cego anos mais tarde e abandonaria a profissão. O pequeno Borges aprendeu a falar ao mesmo tempo o espanhol (com a mãe) e o inglês (com o pai e a avó paterna).

Com a irmã Norah (foto), dois anos mais nova e viva até hoje, Borges, aos nove anos, frequentava o Jardim Zoológico de Buenos Aires, que ficava a poucas quadras de sua casa, na calle Serrano, no bairro de Palermo. Seu passatempo preferido era ficar observando o tigre durante horas, até que a mãe vinha chamá-lo para comer.

Em 1939, Borges (de barba na foto, com Haydée Lange, um de seus amores frustrados da época) ainda usava boina para esconder a cicatriz de um acidente que sofrera no ano anterior, ao bater a cabeça na quina de uma janela aberta. A ferida havia infeccionado e o escritor ficou um mês entre a vida e a morte. Alguns biógrafos notam que foi a partir daí que se concentrou em relatos fantásticos.

Em 1940, Borges (à direita, na foto) foi padrinho de casamento de Adolfo Bioy Casares (à esquerda) com Silvina Ocampo, irmã mais nova da escritora e agitadora cultural Victoria Ocampo (no centro da foto), matriarca da intelectualidade argentina desde os anos 20 e fundadora da revista literária "Sur", que saiu regularmente de 1931 a 1971. Bioy e Borges seriam parceiros na escrita de livros policiais e na organização de revistas, coleções e antologias.

Borges morreu em 14 de junho de 1986 e foi enterrado no cemitério de Pleinpalais, em Genebra (foto). Além da viúva, María Kodama (de branco), estiveram presentes à cerimônia os escritores Hector Bianciotti e Marguerite Yourcenar, o editor Franco María Ricci e a ex-mulher de Julio Cortázar, Aurora Bernárdez. A família de Borges -irmã e sobrinhos- lamentou que ele tivesse sido sepultado em Genebra e não no cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, onde estavam seus antepassados.

Texto Anterior: María Kodama ataca desafetos
Próximo Texto: LUGARES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.