São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Entenda como será a eleição

IGOR GIELOW
DO ENVIADO ESPECIAL

As eleições que vão ocorrer no dia 30 nos seis Condados que formam a Irlanda do Norte são decisivas para a paz, tendo sido acertadas a partir de um documento de 1995: "Estruturas para o Futuro".
O acordo, assinado entre os governo britânico e irlandês, prevê a criação de um corpo específico para tratar da Irlanda do Norte.
Esse corpo é a assembléia de 110 membros que será eleita em votação daqui a duas semanas. O esquema de votação seguirá o das eleições locais na Província.
O Sinn Fein poderá ter membros eleitos para essa assembléia, mas, enquanto o IRA não declarar nova trégua, não poderá apontar nenhum representante para o fórum a ser formado até 10 de junho para discutir o processo de paz.
O fórum terá 20 representantes escolhidos de forma não-proporcional entre os partidos. Todos terão o mesmo número de membros no fórum.
Espectro político Hoje, os principais partidos da Irlanda do Norte são o Unionista do Ulster, Unionista Democrático, Social-Democrata Trabalhista, Sinn Fein e Aliança.
Nas últimas eleições locais, em abril de 1992, o Unionista do Ulster ficou com 29% dos votos e se firmou como maior da Província.
O Sinn Fein ficou com 12%, aproximadamente 40% do eleitorado nacionalista, que votou também no Social-Democrata Trabalhista (22% dos votos).
As decisões do fórum deverão ser votadas, em tese, pela assembléia. Mas não está certo ainda qual será a representatividade desses membros nas decisões finais.
Os unionistas acham a eleição uma farsa, por não garantir representatividade proporcional aos membros das negociações.(IG)

Próximo Texto: Gerry Adams rejeita condição sobre o IRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.