São Paulo, domingo, 19 de maio de 1996
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Fiesta faz luta equilibrada com o Palio

GRACILIANO TONI

GRACILIANO TONI; HENRIQUE SKUJIS; ANTONIO DI FELICE
EDITOR DE VEÍCULOS

Versões com motor de 4 válvulas por cilindro dos carros da Ford e da Fiat são rápidas e dóceis

A Ford, com o novo Fiesta, e a Fiat, com o Palio, vão fazer muita gente queimar os neurônios tentando decidir qual "foguetinho" com motor 16 válvulas comprar.
Testados pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Palio 16V e o Fiesta CLX 16V, de porte e preço semelhantes, mostram muita disposição para andar rápido.
Só que o Palio acelera mais. Em praticamente todas as medições (veja quadros), o modelo da Fiat conseguiu tempos melhores.
Em compensação, o carro da Ford tem melhor acabamento e é sensivelmente mais macio -sem, por isto, ter estabilidade pior.
Todos comandos do Fiesta estão em local mais acessível do que os do Palio. Para nada o motorista do Fiesta precisa deslocar o ombro ou o corpo do banco. No Palio, sim.
Comandos
Há nova vantagem do Fiesta na posição dos bancos dianteiros -no Palio, o assento fica muito alto, deixando a cabeça do motorista muito perto do teto.
Mesmo com a direção nos dois carros igualmente rápida e precisa, o Palio parece melhor nas manobras, devido ao desenho e à altura do volante.
No Fiesta, o volante é pequeno demais. Além disso, não há regulagem em altura -motoristas altos não enxergam a parte superior dos instrumentos do painel.
Nisso também o carro da Fiat leva a melhor. Seu painel é plenamente visível. Na visibilidade, outra vantagem sua é o tamanho e posição dos espelhos externos.
Colunas mais estreitas de ligação da capota à cabine tolhem menos a visão do motorista do Fiesta. Apesar de haver mais espaço no Palio, é no Fiesta que existe sensação de menos aperto.
Conforto
Embora as medições de nível de ruído apontem vantagem para o Fiesta apenas em velocidades mais elevadas, seu motor emite ronco mais grave, que incomoda menos do que o barulho agudo do Palio.
Os dois carros têm ar-condicionado eficiente -o Fiesta perde mais desempenho quando o seu está acionado- e banco traseiro com menos espaço do que o esperado -o do Palio é melhor.
Quando o Palio chegou, no mês passado, surpreendeu pela precisão e leveza da alavanca de câmbio -melhor do que a de um Gol. O reinado da Fiat entre os carros pequenos durou pouco. O câmbio do Fiesta é incrivelmente melhor.
As trocas de marcha no carro da Ford são mais rápidas, com movimentos mais curtos do braço. As marchas "entram" com perfeição.
Projeto
Apesar de ter sido concebido na Europa, como carro mundial, o Fiesta parece mais adaptado ao Brasil do que o Palio -projetado para o Terceiro Mundo e seu pavimento irregular.
Dirigidos nas mesmas ruas, o Fiesta apresenta menos rangidos na carroceria. Em estradas de terra, passa incólume em trechos que fazem o fundo do Palio raspar.
O Fiesta tem a cara triste, de um bebê prestes a chorar -efeito provocado pelo desenho dos faróis e da grade. A frente do Palio também não é exemplo de beleza.
No geral, a carroceria do Palio é mais bonita, mas as rodas de liga do Fiesta humilham as do rival.

Colaboraram Henrique Skujis, da Reportagem Local, e Antonio Di Felice, estagiário da Divisão de Motores do IMT.

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