São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

54 presos fogem de delegacias de SP

JACQUELINE LATTARI

JACQUELINE LATTARI; ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Número de fugitivos supera o da fuga da Casa de Detenção, no último dia 9; 12 são recapturados

Na madrugada de ontem, 54 presos fugiram de delegacias de Parelheiros (zona sul de São Paulo) e Francisco Morato (Grande São Paulo). O número supera o de fugitivos da Casa de Detenção de São Paulo, de onde, no último dia 9, 51 detentos escaparam.
A maior fuga foi registrada no 25º DP, em Parelheiros. Quarenta e sete detentos escaparam por um buraco cavado na cela. Até as 18h de ontem, 12 haviam sido recapturados. Eles são acusados de roubo.
"Os presos fizeram um buraco no chão da cela 3, que dava para uma rua ao lado do DP", afirmou o delegado Alberto Alves Moreira.
Eles cavaram o buraco de cerca de três metros de extensão com pedaços de ferro retirados das paredes, e esconderam a terra em cobertores.
"O buraco foi feito durante a noite. Por volta das 6h, nos demos conta da fuga. As condições precárias da delegacia facilitaram a escapada", afirmou.
Com quatro celas e capacidade para 40 presos, o 25º DP abrigava 91 detentos antes da fuga.
O policiamento é feito por dois carcereiros, que se revezam durante o dia. À noite, os presos não são vigiados. A equipe de plantão na madrugada de domingo era formada por um delegado, dois investigadores e um escrivão.
Há uma semana, o 25º DP registrou fuga de 19 presos. Nenhum foi recapturado. Na mesma semana houve duas outras tentativas.
Na tarde de ontem, cerca de 50 policiais faziam as buscas num matagal próximo à delegacia. "Esse matagal é extenso e se junta à vegetação da Serra do Mar. Certamente eles estão escondidos no mato", afirmou Moreira.
Pelo teto
A delegacia de Francisco Morato registrou uma fuga de sete presos. Até o final da tarde de ontem, nenhum havia sido recapturado.
Segundo o investigador Renato Villa Lobos, os detentos fizeram um buraco no teto da cela.
"Eles fugiram durante a madrugada. Só notamos pela manhã, quando foi feita a contagem dos presos", disse. O DP de Francisco Morato tem capacidade para 23 presos, mas abrigava 62.
Tentativa de fuga
No 75º DP, no Jardim Arpoador (zona oeste), dois buracos -um na parede de uma cela e outro no chão- foram descobertos na manhã de ontem.
Segundo o delegado Lino Antônio Rampazzo, titular da delegacia, eles seriam usados pelos presos para fugir. O distrito tem hoje 38 detentos, mas foi previsto para abrigar 12, segundo Rampazzo.
Há dez dias, 10 presos haviam fugido do distrito.
O secretário da Administração Penitenciária, João Benedicto de Azevedo Marques, foi procurado ontem através de seu telefone celular, mas até as 19h, não havia respondido ao recado da Folha.

Próximo Texto: Preso voltará ao Carandiru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.