São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
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Redes de hambúrguer e pizza conquistam espaço na China

McDonald's vive expansão tida como "meteórica"

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A China, orgulhosa de sua tradicional culinária, se mostra um terreno fértil para a invasão de sanduíches e pizzas das redes de estilo fast-food.
O McDonald's, numa expansão classificada como "meteórica", já conta com 69 restaurantes em onze cidades chinesas e planeja chegar ao século 21 com mais de 300 unidades.
A Kentucky Fried Chicken (KFC) contabiliza 33 lanchonetes em nove cidades, numa rede que recebe 100 mil clientes por dia. Em 1998, a KFC espera ter pelo menos 200 unidades em 45 cidades.
Além de sanduíches, os chineses também saboreiam pizza. A Pizza Hut terminou 1995 com 13 restaurantes, cada um servindo entre 300 e 400 pizzas diariamente.
'Injeção de capitalismo'
No ano passado, o McDonald's apontou a China como uma de suas áreas de maior expansão no planeta. O jornalista Adam Najberg, da agência de notícias "AP-Dow Jones", classificou o crescimento chinês da rede norte-americana como "meteórico".
As arrastadas negociações do McDonald's com a China começaram no início da década de 80.
O Partido Comunista chinês aplicava, desde 1978, uma "injeção de capitalismo" para salvar a economia e abria as fronteiras do país para capital e influências estrangeiras.
O McDonald's inaugurou sua primeira unidade somente em 1990. Local: a cidade de Shenzhen, na fronteira com Hong Kong e laboratório das experiências capitalistas chinesas.
Em 1990, o McDonald's recebeu mais de 2 milhões de pessoas. Quatro anos depois, a cifra saltou para 15 milhões.
Ao receber pedido da Folha para informar o número de clientes em 1995, o escritório da rede em Pequim respondeu: "Informação confidencial".
O sanduíche "Big Mac" custa em Pequim 9,6 yuans. O salário mínimo na capital chinesa contabiliza 210 yuans.
Menu ocidental
No mês passado, a agência de notícias "Xinhua", que é controlada pelo governo, divulgou pesquisa realizada em três escolas de Pequim. O levantamento mostrou que "quase todos os alunos conhecem a marca McDonald's e alguns deles vão à lanchonete até dez vezes por mês".
A "Xinhua" enfatizou a preocupação de especialistas chineses com a opção por um menu ocidental. "A comida nas lanchonetes estrangeiras traz muita carne e poucos vegetais", afirmou o nutricionista Chen Xuecun.
O governo chinês, no entanto, avalia a invasão das redes de fast-food como importante geradora de empregos e alavanca para a expansão da economia. O McDonald's, por exemplo, compra no mercado local 95% dos produtos necessários para o seu cardápio.

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