São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
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Orçamento mais apertado faz consumidor trocar de marca

MARCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o orçamento mais apertado, o consumidor começa a substituir as marcas líderes por outras menos conhecidas, mas que oferecem qualidade e preço mais em conta.
A comerciante Mônica Pertinhes, 36, mãe de três filhos, que na semana passada fazia compras no supermercado Bon Marché da marginal Tietê, conta que até o final de 95 só comprava sabão em pó da marca Omo.
Nos últimos meses, no entanto, está levando para casa sabão das marcas Odd e Minerva. Segundo ela, o que fez com que optasse pela substituição foi a diferença de preço.
Adriana Moreira dos Santos, 24, é outra consumidora que adotou estratégia de substituição de marcas para controlar os gastos no supermercado.
Ela conta que, até dois meses atrás, só comprava óleo de soja da marca Liza. Agora, optou pelo Soya. É que o preço deste está R$ 0,20 mais barato, diz.
Centavos
"O consumidor está se conscientizando de que os centavos valem muito. A diferença entre um produto que custa R$ 0,99 e outro que sai por R$ 0,79 é de 25%", diz Firmino Rodrigues Alves, presidente da Associação Paulista de Supermercados.
Gustavo Ayala, consultor de empresas, concorda com Alves.
Segundo Ayala, as pessoas voltam a comprar produtos de marcas menos conhecidas porque estão tomando consciência do seu real poder de compra e do valor do dinheiro. "A turma se perdeu em 95. Agora, está começando a se achar."
(MCh)

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