São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como o HIV pode ser passado pela saliva

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Queria saber se a Aids pode mesmo ser transmitida pela saliva. Tenho 18, sempre transei de camisinha, mas já perdi a conta dos beijos que dei sem conhecer direito a garota (inclusive de programa). Será que por meio de um simples beijo podemos contrair a doença?"

Resposta
Essa sua dúvida é bem polêmica. Por um lado, é verdade que o vírus da Aids já foi isolado na saliva. Por outro, é muito pouco provável que uma pessoa se contamine por meio de um beijo na boca.
O HIV não resiste muito tempo fora de uma célula. Assim, ele morre rapidamente em uma gota de saliva. Por essa razão, não há risco em usar talheres e louças de pessoas contaminadas.
Porém, algumas práticas sexuais podem fazer com que a saliva entre em contato com pequenas lesões na mucosa (tecido de revestimento interno do organismo). Aí, sim, o risco aparece.
É o caso da prática do sexo oral (boca-vagina, boca-ânus ou boca-pênis) e "beijos" mais selvagens. Nesses casos, a transmissão pode ser feita por qualquer um dos parceiros.
O que fazer? Use camisinha em todas as transas, papel-filme em práticas de sexo oral e dê uma "regulada" nos beijos mais radicais.
"Tenho 14 e estou com muito corrimento. Às vezes, ele fica amarelo e com cheiro ruim. Minha mãe diz que isso não é nada. Estou preocupada!"
Resposta Bem bacana você prestar atenção no que acontece com seu corpo. E você está certa. Esse corrimento aí está com um jeitão meio esquisito.
Um pouco de corrimento, sem cheiro, é um fenômeno normal nas meninas. Mas a cor amarela e o odor forte podem ser indícios de infecção. Para ter certeza disso, consulte um ginecologista. E comece a conversar com ele sobre seu corpo e sua saúde.

Texto Anterior: Por buraquinho que sai, também entra
Próximo Texto: Tendências revelam o profissional do futuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.