São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Carlos Martins é operado em Miami

DA REPORTAGEM LOCAL

O pianista brasileiro João Carlos Martins cancelou o recital que faria ontem no Carnegie Hall, em Nova York, em função de uma cirurgia de emergência.
Na quarta-feira, Martins sentiu fortes dores na coluna. O pianista foi internado às pressas no hospital Mount Sinai, na Flórida, onde teve removido um tumor benigno de 15 cm localizado no pescoço. Ele passa bem.
A operação foi realizada pelo médico Thomas W. Mesko, oncologista do Mount Sinai.
No comunicado divulgado pelo hospital, Mesko afirma que "o tumor é um lipoma benigno, e é lícito supor que o pianista retome suas atividades profissionais dentro de pouco tempo".
Recital
"O recital foi apenas adiado", explica o assessor de imprensa de Martins no Brasil, Marino Anselmo. "Ele agora está se recuperando em casa, em Miami", afirma ele.
O último recital do pianista aconteceu no dia 5 de maio, num concerto com a Americam Symphony Orchestra, conduzido por Joann Falletta.
No recital que João Carlos Martins faria domingo, seriam incluídas as composições "Estância Ballet Suite" e "Concerto para Piano Nº 1", de Ginastera, "Concerto para Mão Esquerda", de Ravel, e "Der Rosenkavalie Suite", de Strauss.
Carta
Numa carta endereçada aos nova-iorquinos, Martins explica que os obstáculos sofridos por ele o impediram de realizar seus sonhos artísticos no palco.
"Mas Deus me deu perseverança de vencê-los um a um. O último, acontecido há alguns dias, foi uma operação que removeu um tumor benigno do meu pescoço, que afetava meus nervos vitais e meus músculos", escreveu Martins na carta.
Discos
No ano passado, o pianista lançou 17 volumes dos 21 que compõem as interpretações para a obra de Johann Sebastian Bach (1675-1750), para teclado.
Os CDs, gravados entre 1979 e 1985, foram lançados em novembro no Brasil.
No último dia de gravação, em Sófia, na Bulgária, o pianista foi assaltado, sofrendo um traumatismo craniano.
Ficou com o movimento das mãos afetado, mas foi submetido a um tratamento intensivo numa clínica de Miami, onde se recuperou.

Texto Anterior: Leo Lama inaugura centro de criatividade
Próximo Texto: "VR Troopers" mostra violência gratuita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.