São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como será feita a primeira votação digital

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A partir de agosto, o TSE começará a veicular uma campanha no rádio e na televisão para esclarecer os eleitores analfabetos sobre as normas da votação eletrônica.
Ao chegar ao local de votação, o eleitor deverá se identificar junto ao mesário, que o habilitará em um terminal que libera automaticamente o coletor digital de votos.
Em um teclado numérico, o eleitor digitará o número do seu candidato.
Imediatamente, os dados do candidato aparecerão na tela e o eleitor poderá confirmar seu voto apertando a tecla verde, ou corrigi-lo, apertando a tecla vermelha.
Voto em branco
Uma tecla especial permitirá votos em branco. Para votar nulo, basta digitar um número que não corresponda a nenhum candidato. Para votar na sigla, o eleitor digitar apenas o número do partido.
Para auxiliar os deficientes visuais, os terminais trarão os números e nomes das teclas escritos em braile.
O voto ficará armazenado em um disquete dentro do equipamento, além de ser impresso em uma pequena impressora acoplada à urna, semelhante às existentes em caixas de supermercado.
Sensores acoplados ao coletor de votos detectam qualquer tentativa de violação, desligamento de cabos ou abertura da máquina.
Voto do morto
Segundo seus desenvolvedores, o sistema só não acaba com um tipo de fraude: o voto do defunto, aquele dado em nome de eleitores já mortos.
Como o título não traz foto e o sistema não atua na identificação do eleitor, não há como saber se ele está se fazendo passar por outra pessoa.

Onde saber mais - Microbase Sistemas: (011) 866-7066

Texto Anterior: Micro pode reduzir fraudes eleitorais
Próximo Texto: Compaq reduz preço dos micros; Programas educativos têm desconto de 35%; Soft "Videocap" tem promoção na SoftShow; Micro Best oferece kit de reinstalação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.