São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
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Empresa nacional adapta padrão europeu

ELENI KRONKA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nos uniformes utilizados pelas tripulações das companhias aéreas nacionais ainda falta mais um pouco de estilo.
Isso está ligado à necessidade de atualização da técnica de modelagem, responsável pelo caimento perfeito da peça, e à escolha dos tecidos, já que hoje há uma ampla gama desenvolvida com alta tecnologia em tecelagem.
Tudo isso faz com que a roupa seja confortável, segura e, principalmente, agradável aos olhos.
Elegância e feminilidade são plenamente compatíveis com profissionalismo. Sobre isso não há dúvida e as empresas aéreas assinam embaixo.
Voltadas para o clássico, as empresas brasileiras adaptam aos padrões nacionais os modelos ditados no exterior.
As roupas
A Transbrasil optou pelo tailleur marinho e, em vez do avental para o serviço de bordo, a comissária usa um vestido tubo cavado sobre a camisa branca.
A TAM, por sua vez, tem onze mulheres que compõem o time de marketing da empresa e que vivem criando moda para as comissárias.
Marília Torres Candelária, diretora de marketing da companhia, diz que já tomou muito "chá de cadeira" em aeroportos e então aproveitou para tirar idéias.
Assim, o tailleur cinza-chumbo combina com dois tipos de gravata, nas cores marinho, branco e vermelho, mais o logotipo da empresa em amarelo.
A executiva prevê para setembro o lançamento dos uniformes de verão. "Serão tailleurs em tons e tecidos mais leves, escolhidos pelos próprios passageiros da TAM", informa.
Atenta ao marketing, a TAM não teme ultrapassar certos limites da moda, colocando no ar, por exemplo, aventais com motivo xadrez (azul, cinza e vermelho) para servir as refeições. Também cria arranjos de flores e frutas para tiaras de cabelo, como os usados em um vôo inaugural para a região sul.
E para dar orientação às comissárias sobre as tendências em maquiagem, a empresa firmou uma parceria de US$ 2 milhões com a Avon.
(EK)

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