São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vancouver e Toronto vivem amor e ódio

GUILHERME BUSCH
DO ENVIADO ESPECIAL

Uma espécie de rivalidade entre Toronto e Vancouver torna visível as diferenças entre duas das maiores cidades do Canadá.
A questão faz lembrar a velha disputa entre paulistanos e cariocas sobre qual seria a melhor cidade para viver: a metrópole cosmopolita ou a localizada na praia, mais descontraída.
Na discussão, a sóbria Toronto, com cara de metrópole, faz o papel de São Paulo. A cidade tem um clima mais frio que a "rival", com temperatura que pode atingir facilmente 15 graus Celsius negativos no inverno.
Há poucas pessoas circulando pelas ruas. E poucos bares. Os que existem costumam fechar muito cedo (no máximo à 1h).
Fora isso, a cidade concentra excelentes opções de atividades culturais, como espetáculos teatrais, musicais e exposições.
Vancouver
Os moradores de Vancouver, cidade à beira do oceano Pacífico, afirmam que a região é o Rio de Janeiro do Canadá.
Além do braço do Pacífico que banha a cidade, há uma vida noturna mais intensa.
A temperatura é mais amena do que Toronto, com média superior a 15oC. As duas cidades ficam nos extremos opostos do país. Cinco horas de avião separaram as duas.
Toronto, na Costa Leste, se localiza às margens do lago Ontário. Cerca de 90 minutos de vôo separam a cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Vancouver também tem uma "irmã" nos EUA. Dá para ir a Seattle, na Costa Oeste, em cerca de 90 minutos de avião. Nos dois casos, basta ter o visto de entrada nos EUA.

Texto Anterior: Café expresso é melhor pedida nos bares locais; Trânsito canadense dá preferência a pedestre; Policiais ficam 'de olho' em carros de turistas; Ponto mais alto do país é monte com 5.951 m
Próximo Texto: Toronto é capital da cultura e do esporte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.