São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação tenta reabrir museu

Custo estimado para reforma é de US$ 1 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Santos Dumont prepara uma campanha para arrecadar US$ 1 milhão para o Museu da Aeronáutica. Esse é o custo estimado das reformas necessárias para reabrir o museu, no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo).
O museu foi fechado há cerca de um ano pelo Contru (órgão municipal que fiscaliza o uso de imóveis) por falta de saída de emergência e infiltração de água.
A fundação pretende conseguir a verba para a reforma com patrocinadores.
"No ano que vem, haverá um encontro internacional de aviação em São Paulo, e seria importante para a cidade que o museu fosse reaberto", diz José Yunes, presidente da fundação, que administra o museu.
O museu foi inaugurado em 1954 e abriga réplicas dos aviões de Santos Dumont e algumas peças pessoais do inventor do avião, como roupas e objetos de escritório.
O acervo ainda possui os primeiros aviões do Correio Aéreo Nacional e outros que foram usados na Segunda Guerra Mundial.
Janela
Segundo o diretor do museu, Reinaldo Canto Pereira, cerca de 10 mil pessoas visitavam o museu mensalmente até ele fechar. "Hoje ele está infestado de pulgas e cupins", afirmou.
Além do museu, existe no prédio um auditório onde eram realizadas aulas e cursos de aviação.
O prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tombado pelo patrimônio histórico estadual.
Com isso, o museu não está conseguindo abrir uma porta de saída de emergência, que é uma das exigências do Contru.
Para resolver o problema, a administração do museu pretende transformar duas janelas, que ficam no nível do chão, em portas de emergência.

Texto Anterior: Americano tenta o suicídio no Rio
Próximo Texto: Relatório reprova diálogo com torre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.