São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa combate fumaça de ônibus

Funcionários terão treinamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O Transurb (sindicato das empresas de ônibus de São Paulo) anunciou ontem um programa de treinamento de funcionários para tentar reduzir a emissão de fumaça preta pelos escapamentos dos cerca de 10.700 ônibus que circulam hoje pela cidade.
A partir da semana que vem, motoristas e mecânicos serão orientados sobre o ajuste e regulagem ideais dos motores para evitar a emissão excessiva de poluição.
Os veículos movidos a diesel, como os ônibus, são responsáveis por 32% da emissão de partículas inaláveis presentes no ar da cidade.
A grande concentração de partículas pode diminuir a capacidade pulmonar e provocar a morte prematura de doentes, idosos e crianças com problemas respiratórios, além de provocar corrosão em edifícios e tecidos.
O presidente do Transurb, Maurício da Cunha, disse que o objetivo do programa de treinamento é baixar a emissão de fumaça preta em curto prazo, mas que é "quase impossível" um veículo movido a diesel não emitir fumaça preta.
Ainda assim, Cunha disse que a substituição dos atuais ônibus por outros movidos a gás natural, que polui menos, é inviável.
Uma lei municipal estabelece prazo até o ano 2001 para que toda a frota seja convertida para gás.
"Do ponto de vista ambiental o gás é bom, mas do estratégico não, porque não é um combustível estocável e ainda não há postos de abastecimento", disse.

Texto Anterior: Carteiro tenta reconhecer estudantes no Morumbi
Próximo Texto: Começa hoje no ABCD a greve dos motoristas e cobradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.