São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra de PE vão ser agentes de saúde

DA AGÊNCIA FOLHA EM RECIFE

Começou ontem em Carpina (a 45 km de Recife) um curso do governo de Pernambuco destinado a habilitar trabalhadores rurais sem terra para que possam atuar como agentes comunitários de saúde.
Após o treinamento, que deve durar um mês, eles retornam para suas áreas, onde repassarão as informações recebidas.
Participam 46 sem-terra, de 22 acampamentos e 24 assentamentos do Estado. As aulas são dadas por médicos, enfermeiras, psicólogos e pediatras da Secretaria Estadual de Saúde.
Os principais assuntos a serem abordados são higiene, prevenção de câncer, tratamento de lixo, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, cuidados com envenenamento por animais peçonhentos e alcoolismo.
Segundo Rubineuza de Souza, diretora estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), as más condições em que vivem os sem-terra, sobretudo nos acampamentos -onde moram em barracas, sem água tratada e mal alimentados-, favorecem o surgimento de doenças.

Texto Anterior: Crea pune construtor de edifício que desabou
Próximo Texto: Trânsito: São Paulo quer andar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.