São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganhos após Plano Real estão acabando

Para Dieese, poder aquisitivo cai mais

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Sérgio Mendonça, diretor técnico do Dieese, afirma que a perda de poder aquisitivo aumenta "quanto mais nos afastamos do Plano Real".
Neste caso, as famílias estão perdendo os efeitos positivos trazidos pelo plano, como o ganho proporcionado pelo fim da inflação.
Em março, o rendimento real médio dos ocupados caiu 2,9%, e o dos assalariados, 1,0%. No trimestre janeiro/março, os valores médios dos rendimentos foram de R$ 749 e R$ 742, respectivamente.
A pesquisa da Fundação Seade/Dieese mostra que a perda de poder aquisitivo da população tem motivado a entrada de mais pessoas da mesma família no mercado de trabalho.
Isso tem ocorrido de forma acentuada com os cônjuges, especialmente as mulheres. Isso ocorre quando o marido perde o emprego. Os filhos também estão tentando entrar no mercado. Assim, está ocorrendo redução da exigência de qualificação profissional. (MCz)

Texto Anterior: Vestuário pressiona a inflação
Próximo Texto: Desemprego é recorde em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.