São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OCDE vê crescimento menor em 96

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) anunciou ontem previsões mais pessimistas de crescimento econômico. As projeções feitas em dezembro passado para os países industrializados eram de 2,6% e 2,8% em 96 e 97. Caíram agora para 2,1% e 2,5%.
As taxas de crescimento devem diminuir como resultado do mau desempenho da economia alemã, que deverá crescer em 96 apenas 0,5%. A demanda doméstica na Alemanha deve ficar estagnada este ano, subindo 2,1% no ano que vem. A estagnação continua pressionando o desempenho europeu, que chega este ano a 10,5%, acima da média de 7,7% da OCDE.
Bomba-relógio
Sindicalistas de 27 países alertaram ontem para o desemprego, uma "bomba-relógio social". Como efeito compensador do crescimento baixo, espera-se um desempenho mais vigoroso das economia americana e principalmente da japonesa. Mas por conta dessa recuperação já se antecipa no Japão um provável aumento das taxas de juros até o final de 96.
Nos Estados Unidos, hoje há reunião do Federal Open Market Committee (FOMC), órgão do Fed (banco central) que define as taxas de juros. A economia deu sinais de força nas últimas semanas, mas os mercados estão calmos e não esperam alteração dos juros pelo Fed nos próximos meses.

Texto Anterior: Governadores chorões e povo enganado
Próximo Texto: Planos e médicos se culpam por reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.