São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva pede livros de volta à USP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade de São Paulo pode perder a biblioteca do historiador carioca José Honório Rodrigues. Leda Boechat Rodrigues, viúva do historiador, vai pedir esta semana a devolução de cerca dos volumes que já estão no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da universidade desde 1992 (7.000).
Leda disse que, ao doar os 27 mil livros à USP, fez um acordo que previa a criação de um "Gabinete José Honório Rodrigues" no IEA -isto é uma biblioteca com o nome do pesquisador, aberta ao público, no campus da USP.
Mauro Belleza, assessor da direção do IEA, diz que o "gabinete depende da criação de um espaço adequado", para o qual o instituto não tem verba.
Segundo Belleza, os livros não estão catalogados e o público em geral não pode consultá-lo: "Foi feito um inventário e pesquisadores podem ter acesso aos livros".
Leda conta que, pouco antes de morrer, seu marido negociava a venda dos livros para uma universidade em Miami (EUA), por US$ 350 mil. Bibliotecárias da universidade americana chegaram a visitar o apartamento do casal para catalogar os livros, mas o negócio atrasou -o doador que financiaria a compra ficou sem dinheiro.
Belleza diz que o IEA vai solicitar à reitoria da USP uma verba especial para a manutenção do acervo de Rodrigues. Flávio Fava de Moraes, reitor da USP, deve se manifestar sobre o caso esta semana, depois que voltar de uma viagem ao exterior.

Texto Anterior: Biblioteca de Florestan vai para a Ufscar
Próximo Texto: História sem fim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.