São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curtas nacionais serão exibidos em escolas de segundo grau

A Funarte lança amanhã em SP o projeto Cine Mambembe

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Será lançado amanhã em São Paulo o projeto CineMambembe, mostra itinerante de curtas-metragens brasileiros.
Promovido pela Funarte e organizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o projeto pretende exibir curtas nacionais em escolas de segundo grau de São Paulo (entre maio e novembro) e do interior do Brasil (de dezembro de 96 a fevereiro de 97).
Foram selecionados 20 filmes para integrar o projeto. A Funarte busca agora recursos para fazer cópias de todos os títulos em 16 milímetros, formato em que serão exibidos nas escolas.
Além das exibições, deverá haver também em cada escola debates com os realizadores dos filmes.
Inédito
O lançamento do programa será amanhã, às 19h30, na Sala Guiomar Novaes (alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos), com a exibição de cinco curtas, entre eles o inédito "Pedro e o Senhor", de Luiz Bolognesi.
O filme, rodado em preto-e-branco, é uma mistura de comédia e parábola bíblica em que um catador de papel chamado Pedro torna-se discípulo e parceiro de um milagreiro de periferia, que ele trata como "Senhor".
Com uma narrativa leve e elíptica, o curta, baseado em histórias populares sobre as andanças de Cristo e São Pedro pelo mundo, é também um comentário sobre a frágil fronteira entre a crendice e a charlatanice nas populações pobres das grandes cidades.
Os outros curtas são o clássico "A Velha a Fiar", de Humberto Mauro, e os mais ou menos recentes "Viver a Vida", de Tata Amaral, "Geraldo, o Voador", de Bruno Vianna, e "Cartão Vermelho", de Laís Bodanzky.
Cinemateca
O curta "Pedro e o Senhor" tem estréia hoje, às 21h, na Sala Cinemateca (rua Fradique Coutinho, 361, Pinheiros).

Texto Anterior: 'Funk'n'Lata', a mistura de pop e funk de Meirelles, chega a SP
Próximo Texto: 'Segredos e Mentiras' é eleito o melhor filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.