São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomba do ETA mata sargento e fere 4

Grupo faz 1º ataque pós-Aznar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O grupo separatista basco ETA fez ontem seu primeiro atentado desde a posse de José María Aznar no governo espanhol. Uma bomba explodiu dentro de um cesto de lixo na cidade de Córdoba (sul) e matou um sargento do Exército.
Miguel Angel Ayllón Díaz-González esperava o ônibus para ir à sua base da Brigada Mecanizada quando a bomba explodiu. Outras quatro pessoas (dois militares e um casal de civis) ficaram feridas.
As autoridades dizem acreditar que um erro impediu que a bomba atingisse o ônibus, matando dezenas de militares. No instante da explosão, o veículo estava a 200 metros. Alguns prédios e carros foram danificados com a explosão.
Cerca de 2.000 pessoas fizeram protesto na cidade. Aznar disse que o governo responderia "com rapidez e ações" ao atentado.
O partido Herri Batasuna, suposto braço político do ETA, disse que o atentado é "uma prova mais da existência de um conflito não-resolvido" e pediu a abertura de diálogo sobre a independência do País Basco (norte da Espanha e sudoeste da França).

Texto Anterior: Líder de CPI pede a absolvição de Samper
Próximo Texto: Sinn Fein cede, mas fracassa em participar de negociações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.