São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres se prepara para ver o melhor da arte de Minas Gerais

Mostra de brasileiros acontecerá nos meses de junho e julho

TÂNIA MARQUES

free-lance para a Folha, em Londres Minas Gerais vai invadir Londres entre junho e julho próximos.
O "Festival of Minas", organizado pelo Brazilian Contemporary Arts, apresentará aos ingleses o trabalho de mineiros das mais diversas áreas.
De Milton Nascimento, um dos cantores brasileiros mais apreciados no Reino Unido, ao artista plástico Amilcar de Castro; do balé do grupo Corpo e o teatro do Grupo Galpão à poesia de Carlos Drummond de Andrade e a prosa de Guimarães Rosa.
O festival será aberto, em 15 de junho, com a exibição de "O Menino Maluquinho", de Helvécio Ratton, e "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade, no Barbican Centre, um dos maiores centros culturais londrinos. No dia seguinte, as travessuras do pequeno herói de Ziraldo fazem dupla com outro filme de Joaquim Pedro: "Os Inconfidentes."
Depois, será a vez de o Grupo Corpo apresentar "Enigma Variations", entre os dias 18 e 20, e "7 ou 8 Pieces" e "Nazareth", até o dia 22, no Saddler's Wells Theatre.
Em sua última passagem pelo Reino Unido, em 1994, a companhia de dança foi muito elogiada pela crítica. "Grupo Corpo, por favor mantenha belos os seus corpos e volte outra vez", escreveu o crítico Jeremy Gilbert, do "Independent on Sunday".
Em 24 de junho, fotos de Marcelo Ferraz -um estudo da arquitetura rural de Minas Gerais- ganham as paredes da Pomp House. Dois dias depois, a Elms Lesters Paiting Rooms abre uma exposição de arte mineira trazendo, entre outros, trabalhos de Amílcar de Castro, Manfredo de Souzanetto e Fernando Velloso, coreógrafo do Grupo Corpo. "A mostra não é grande, mas é bem representativa", diz Edna Crepaldi, diretora do Brazilian Contemporary Arts. "Muitos pesados, os trabalhos de Amílcar de Castro são difíceis de transportar". A exposição vai até 17 de julho.
No dia 30 de junho, o grupo Uakti se apresenta no Her Majety's Theatre. A banda instrumentalista, que já tocou com Paul Simon e Stewart Copeland, baterista do extinto Police, fez parceria com Philip Glass em "21", coreografia do Grupo Corpo. No dia 1º de julho, é a vez da soprano Sylvia Klein, solista do Arts Nova, fazer o seu debut em Londres, com o acompanhamento de Wagner Sander.
O Grupo Galpão, de Gabriel Villela, trará o seu "Romeu e Julieta" de rua para os ingleses verem -e é de esperar que a montagem, inusitada, cause impacto. O espetáculo acontecerá no Battersea Park entre 5 e 7 de julho.
O professor John Gledson, mais conhecido no Brasil por seu trabalho em torno da obra da Machado de Assis, fala sobre Carlos Drummond de Andrade no dia 9 de julho. Gledson, que estudou a obra de Drummond quando, na década de 70, optou pela carreira acadêmica, até hoje guarda poemas inéditos, que Drummond optou por não incluir em seu primeiro livro, "Alguma Poesia".
Gledson dividirá a mesa com a escritora Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor, e com o professor Antonio Olinto, que falará sobre a literatura mineira.

Texto Anterior: Olympia aceita devolução de ingresso
Próximo Texto: "De Repente..." radicaliza seus conflitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.