São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Tiranossauro rex perde o trono

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas da França, do Marrocos e da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram restos de um dinossauro que parece ser ainda maior do que o Tyrannosaurus rex, aquele animal que aparece no filme "Parque dos Dinossauros", de Steven Spielberg.
O Carcharodontosaurus saharicus (pronuncia-se carcarodontosaurus saáricus), ou "réptil do Saara com dente de tubarão", parece ter desbancado o "rex", considerado até então o maior dos dinossauros.
Medindo o tamanho dos ossos, os cientistas conseguiram calcular o tamanho do Carcharodontosaurus: cerca de 14 metros de altura, o equivalente a um prédio de sete andares.
Os cientistas encontraram também, no mesmo deserto de Kem Kem, no sudeste do Marrocos, restos de um outro dinossauro -o Deltadromeus agilis ou "corredor delta ágil ". Os cientistas descobriram que ele tinha longas pernas.
Por isso, afirmaram que ele deve ter sido o mais rápido dos grandes répteis que habitaram a Terra durante milhões de anos.
Os restos desses animais não passam de ossos da cabeça e das pernas. Mas os cientistas afirmam que eles são os ossos mais completos e mais bem preservados de um dinossauro terrestre carnívoro do período entre 65 milhões e 100 milhões de anos, o último capítulo da história dos dinossauros no planeta.

Próximo Texto: Inimigos são estranhos e cruéis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.