São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco não poderá pedir nova garantia

Acordo seguirá regra original

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os bancos estão proibidos de exigir novas garantias para renegociar os débitos dos produtores na securitização agrícola (troca da dívida em títulos públicos).
Eles terão de aceitar as garantias originais dadas na época do financiamento ou renegociar com os produtores novas vinculações.
Essas regras foram publicadas ontem, no "Diário Oficial" da União, pelo Banco Central. Elas foram autorizadas pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan.
Os bancos estavam dificultando a renegociação da dívida e atrasando a securitização dos R$ 7 bilhões autorizada pelo governo.
O BC recomendou aos bancos fornecer um extrato com a memória do cálculo da dívida aos produtores. Eles estavam reclamando que sem os extratos não era possível reconhecer se havia erro.
A resolução sugere ainda a suspensão de ações contra produtores que estão renegociando a dívida.
Em 95, o Congresso autorizou a troca de R$ 7 bilhões da dívida rural em títulos públicos. O débito será pago em sete anos. A primeira parcela será paga no próximo ano.

Texto Anterior: Governo quer rever reserva caingangue
Próximo Texto: FHC repassa terras da União ao Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.