São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos do noturno são menos preparados que classes diurnas

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Os estudantes do período diurno estão mais bem preparados que os do noturno, na rede estadual de ensino de São Paulo.
A conclusão foi obtida a partir de resultados preliminares da megaprova elaborada pela Secretaria Estadual de Educação. O exame foi aplicado, em abril, nas 6.700 escolas da rede e em alguns estabelecimentos particulares.
Os primeiros resultados mostram que os alunos da 3ª série foram melhor no exame (veja quadro abaixo) e que matemática é a disciplina com menor acerto.
A Folha obteve as médias das provas em três delegacias de ensino -duas da capital e uma do interior. Foram analisados os testes de 111 escolas.
Pela rede privada foram analisados só os resultados do colégio Bandeirantes, de São Paulo. O resultado final vai incluir relatórios de 157 delegacias de ensino.
Matemática
Matemática é a disciplina em que os alunos da sétima série da rede pública tiveram o pior desempenho. Em um teste de 12 questões, nenhum resultado ultrapassou o índice de 31% de acerto. Já no Bandeirantes, o índice foi de 60%.
Os colégios de Santana (zona norte), da 3ª delegacia de ensino, tiveram 30% de acertos nas questões de matemática. Participaram 8.416 alunos, de 43 escolas.
Nas 48 escolas na 8ª delegacia de ensino, que reúne os bairros da Penha, de Vila Matilde e Artur Alvim (zona leste), fizeram a prova 9.554 estudantes. O acerto foi de 31%.
História
Os estudantes da sétima série do colégio Bandeirantes foram melhor em todas as disciplinas. A exceção foi história. O melhor desempenho nessa disciplina foi dos estudantes do período noturno da 8ª delegacia de ensino.
A delegada Nereida Nucchi, se surpreendeu com o resultado. "Os alunos da noite tinham como se dar melhor nesse exame porque tinham mais vivência e, provavelmente, menos decoreba."
"Nosso programa é diferente do aplicado pela rede estadual nessa disciplina", diz Izeti Fragata Toralvo, que coordenou a aplicação da prova no Bandeirantes.
Os alunos de 3ª série desempenho parecido em duas delegacias de ensino. A média de acerto foi considerada alta por delegados de ensino. Entre 69% e 71% em português e 63% e 64% em matemática.
A secretária de educação de São Paulo, Rose Neubauer, informou por meio da assessoria de imprensa, que não comentaria os resultados. Segundo a assessoria, os resultados não representam a realidade da rede pública.

Texto Anterior: Salários não influenciam
Próximo Texto: 'Classiline' dá 1.500 ingressos de cinema para seus anunciantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.