São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia invade 140 favelas e dois morrem

CRISTINA RIGITANO

CRISTINA RIGITANO; SERGIO TORRES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nenhum dos 21 presos ocupa posição de destaque nas quadrilhas de traficantes da cidade

SERGIO TORRES
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) realizou ontem incursões em 140 favelas da região metropolitana do Rio, à procura de criminosos, armas e drogas. Pelo menos um suposto traficante foi morto por policiais. Um PM também morreu.
A megaoperação não tinha balanço oficial até as 19h de ontem. Segundo balanço parcial, as metas da secretaria não foram atingidas.
Nenhum dos 21 presos ocupa posição de destaque nas quadrilhas de traficantes. A apreensão de armas também ficou abaixo do esperado pela SSP: cinco revólveres, uma granada, uma metralhadora, duas pistolas e uma espingarda.
Nas favelas da zona sul policiadas pelo 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar), de Copacabana, não houve prisões e apreensões.
Na zona norte, os policiais fracassaram nas buscas em algumas das mais perigosas favelas do Rio.
Nos morros que formam o complexo do Alemão (bairros de Bonsucesso, Ramos e Penha, na zona norte), policiais do 16º BPM não acharam armas ou drogas.
Ao todo, informou a SSP, participaram das incursões nas favelas 4.400 policiais civis e militares, apoiados por helicópteros.
A ação conjunta das polícias Civil e Militar começou de madrugada e terminou por volta das 15h.
Mortes
Ainda de madrugada, ocorreu o primeiro confronto entre policiais e criminosos.
O tiroteio aconteceu no morro do Pereirão, entre os bairros de Laranjeiras e Santa Teresa (região central do Rio). No local, foi morto com um tiro no rosto o soldado José Carlos dos Prazeres, 30, da PM.
Um suposto traficante não-identificado até as 18h morreu a tiros, disparados por PMs do 6º BPM durante a ocupação do morro da Chacrinha, na Tijuca (zona norte).
Rangel afirmou que, com o morto, foram encontrados um fuzil calibre 7.62, 4 kg de cocaína e um saco plástico cheio de maconha.
A PM informou ter encontrado no morro da Mangueira (zona norte) 50 kg de maconha. Três supostos traficantes foram presos.
No morro do Turano (Tijuca, zona norte), houve uma prisão e a apreensão de um fuzil e de 4 kg de cocaína. Segundo a SSP, foram apreendidos 534 papelotes de cocaína, 4,2 kg de cocaína desembrulhada e 55 kg de maconha.

Texto Anterior: 'Classiline' dá 1.500 ingressos de cinema para seus anunciantes
Próximo Texto: Operação "cata-mendigo" no centro é cancelada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.