São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê quer transporte eletrificado

Medida visa reduzir poluição

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A ampliação da rede de transporte eletrificado é uma das melhores alternativas para combater a poluição atmosférica em São Paulo.
A definição de políticas fiscais que facilitem o desenvolvimento do metrô e do sistema de trólebus foi consenso na reunião do Comitê Consultivo de Controle da Poluição do Sistema de Transporte do Estado, na tarde de ontem.
O comitê vai apresentar, no dia 7 de junho, um documento recomendando medidas governamentais para o combate à poluição.
A entidade, coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é constituída por diversos órgãos públicos estaduais, municipais e federais e representantes da sociedade civil.
"Há um contrasenso na política tarifária que desestimula o uso da energia elétrica como matriz energética", afirma o secretário-executivo da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), Ayrton Camargo e Silva, 33.
Segundo ele, o governo federal desestimula o transporte de massa não-poluente. "No horário de pico, quando a população mais necessita do transporte, o preço da energia é maior", observa Silva.
Na reunião foram discutidos os temas que devem constar no relatório final do comitê. Há a possibilidade da criação de um fundo para incentivar o uso de veículos ambientalmente limpos.
O documento final será entregue ao governador Mário Covas e, depois de aprovado, ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

Texto Anterior: Definida a delegação que vai a Istambul
Próximo Texto: Fundação vai lançar campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.