São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faturamento em SP cresce 2% em maio

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O faturamento dos supermercados paulistas voltou a crescer em maio. Na primeira quinzena deste mês, as lojas venderam 2% mais em relação a igual período de abril, segundo pesquisa preliminar da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
"O mês deve fechar com um acréscimo entre 2% e 3% nas vendas em relação a abril", diz Omar Assaf, vice-presidente da Apas.
É que, como o consumidor voltou a concentrar as compras até o dia 12 -por causa do orçamento mais apertado-, se a primeira quinzena é positiva, o mês está praticamente ganho, diz Assaf.
Motivo: maio de 95 foi o pior mês para os supermercados, que tiveram queda de faturamento de cerca de 8% em relação a abril de 95.
Páscoa
Segundo Assaf, o maior número de dias úteis de maio em relação a abril explica, em parte, o crescimento das vendas. Além disso, o desempenho de abril foi prejudicado pelo feriado da Páscoa.
"Como a data caiu na primeira semana de abril e os supermercados já estavam aceitando pré-datados, o consumidor antecipou as compras para o final de março", afirma.
Isso explica, segundo ele, o bom desempenho de vendas de março, que fechou com acréscimo de 1,84% no faturamento sobre igual período de 95. Já em abril, as vendas voltaram a ficar negativas -queda de 3,24% em relação ao mesmo período do ano passado.
A partir de junho, os supermercados vão estar repassando para o consumidor os aumentos dos preços dos biscoitos, que variam entre 9% e 12%.

Texto Anterior: TRT-DF lança serviço de informações
Próximo Texto: Reajuste de preços no mês apresenta ritmo menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.