São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indy terá corrida 'Sacy'

Brasil busca recuperação em Michigan

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A BROOKLYN (EUA)

Os pilotos brasileiros que disputam o campeonato da Indy preparam ontem seus carros para uma prova de recuperação, domingo, no oval de Michigan.
A maioria deles larga entre a quarta e a quinta filas (na US 500, cada fila tem três carros), numa corrida em que ultrapassar não é problema, e a resistência é tudo.
A tática numa corrida de 500 milhas (804,5 quilômetros) é poupar o equipamento e deixar para atacar no final. O esforço do carro é brutal. Não há freagem, nem mudança de marchas.
Os pilotos, que andam com o pé direito afundado no acelerador a corrida inteira, brincam que até o Saci Pererê dirigiria em Michigan.
"Aqui, você tem que fazer tudo lentamente", disse André Ribeiro, o mais bem colocado dos pilotos nacionais, na sexta posição do grid. "Você está a quase 400 km/h, mas sua cabeça tem que estar pensando para a frente."
"Temos que tentar acompanhar o ritmo do líder, mas dar o máximo que o carro puder. Você só vai deixar para apertar, se o carro permitir, no final", contou Raul Boesel, que larga em décimo.
"A gente vai trabalhando a corrida inteira para estar em condições de ir para cima nas últimas 50 milhas", afirmou Gil de Ferran, o 13º do grid.
Motor
Como tem sido constante nos circuitos ovais -e na temporada-, os motores da Honda voltaram a predominar ontem.
Algumas equipes já dão sinais de impaciência com o pouco poder de reação que a Ford apresenta neste ano. As queixas vão da falta de potência à durabilidade.
A Pacwest, equipe de Mauricio Gugelmin, já considera deixar os Ford em 97. "É algo que o Bruce (McCaw, dono do time) está considerando", disse o brasileiro.
A opção da Pacwest deve ser pela Mercedes, que melhorou de rendimento. Gugelmin acha que a Honda não abastecerá mais que seis carros, como já faz este ano.

Texto Anterior: Real Madrid leva Roberto Carlos
Próximo Texto: INDY x IRL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.