São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra com últimos Degas bate recorde de público em Londres

Artista francês é homenageado na National Gallery

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Os últimos anos da carreira do parisiense Edgar Degas (1834-1917) deram origem a uma exposição que bateu o recorde britânico de público durante sua abertura, em Londres.
Na quarta-feira mais de 3.500 pessoas pagaram para ver a exposição "Degas: Além do Impressionismo", na National Gallery. A mostra é a mais compreensiva sobre a fase final da vida do pintor.
O que mais impressiona na exposição, bem-organizada, é a apresentação de Degas como um alquimista de técnicas pioneiras.
As tradicionais telas semi-transparentes para rascunho são transformadas em moldes para experiências de cores sobre o mesmo desenho. Como diz o catálogo da mostra, isso só foi feito como arte final décadas depois, nos "silk-screens" de Andy Warhol.
O uso de cores coloca os trabalhos da mostra na mesma escala dos últimos de Van Gogh. Uma das telas, "Mulher penteando o cabelo", contrapõe o cabelo laranja com uma tonalidade verde-limão impactante.
Outra faceta interessante, visível nos trabalhos entre 1900 e 1905, é a influência da então recém-nascida arte do cinema. Algumas telas apontam a plasticidade de movimentos típica de "storyboards".

Exposição: Degas: Beyond Impressionism
Onde: National Gallery, Londow WC2, Metrô Picadilly Circus ou Leicester Square
Quando: 10h às 18h, 5 libras (US$ 7,5, adultos), até 26 de agosto.

Texto Anterior: Bienal terá retrospectiva de Arnulf Rainer
Próximo Texto: Encontro discute uso e papel de tecnologia na criação artística
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.