São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Japão, água do chuveiro é reaproveitada na privada

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos dois países no mundo estão empenhados em se adaptar a um "plano verde": Alemanha e Japão.
No Japão, já é comum a reutilização da água usada no banho para outros fins. O próprio encanamento faz com que a água do chuveiro seja reservada para ser usada depois também na privada.
Ainda no Japão, a água que serve os chuveiros não é a mesma água potável que vai para as pias. Isso por uma questão de economia no custo do tratamento da água.
Na Alemanha, país onde a "militância verde" é bastante forte, pias, torneiras, privadas e outros objetos já são idealizados para economizar água. O design dessas peças incorpora um conceito de economia.
No Brasil, engatinha-se no tema. Os primeiros passos estão sendo dados nos novos projetos de privadas, que eliminam o registro e incluem um reservatório com capacidade de litros de água pré-determinada. Também em alguns banheiros comerciais estão sendo instaladas torneiras nas pias com temporizadores que se desligam automaticamente.
São Paulo
Ainda assim, o desperdício de água ainda é alto. Em São Paulo, por exemplo, segundo dados da Sabesp (estatal que cuida da distribuição e do tratamento da água), há uma perda de 40% no total de água produzida. A Sabesp explica que a perda física (vazamentos) é de cerca de 20% e o restante é roubo de água ou falcatruas nos registros medidores.
A perda de água em São Paulo pode ser comparada à de Seul (Coréia do Sul) e à de Calcutá (Índia), de acordo com informações da ONU.
Ainda para efeito de comparação, o desperdício de água em Cingapura não atinge 10% da produção. Uma perda de até 10% é considerada aceitável em padrões internacionais de primeiro mundo.

Texto Anterior: Assis recicla 100% de seu lixo
Próximo Texto: SP registra 52 lixões clandestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.