São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artroscopia é mais adequada

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A artroscopia é o método cirúrgico mais adequado para retirar apenas o fragmento rompido do menisco. A técnica dispensa a abertura da articulação do joelho.
Na cirurgia, o médico faz três pequenas incisões na região. Na primeira, introduz uma pequena cânula (espécie de tubo), pela qual o soro fisiológico é injetado para "distender" a articulação.
O artroscópio (aparelho acoplado a uma câmera) é introduzido pela segunda incisão. A câmera transmite as imagens para um monitor de televisão.
Pela terceira incisão, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados dentro da articulação para cortar o pedaço do menisco que se rompeu.
A cirurgia é rápida, e o paciente deixa o hospital, já andando, poucas horas após o procedimento.
O médico Gilberto Camanho explica que a cirurgia mais antiga -a artrotomia (em que a articulação do joelho era aberta)- obrigava o médico a retirar todo o menisco, não apenas a parte rompida.
Segundo ele, a técnica antiga implicava uma recuperação mais demorada e um maior risco de complicações.
A fisioterapeuta Marta Halasz de Andrade diz que a retirada de todo o menisco leva a uma diminuição do espaço da articulação, que pode causar um desgaste e uma degeneração mais precoce do órgão.
Segundo Marta, esse processo não acontece com a retirada de um fragmento isolado do menisco.
(JB)

Texto Anterior: Lesão atinge 'atleta ocasional'
Próximo Texto: Corretor passou por duas operações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.