São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivo aplica em carteira que mistura juros com ações

Intenção é poupar todo mês para complementar renda no futuro

DA REDAÇÃO

Há três meses, Artur de Salles Pacheco Netto, 40, diretor financeiro de uma empresa de publicidade, decidiu que era hora de poupar todo mês cerca de R$ 1.500 para complementar sua renda no futuro.
Ele confessa que sempre procurou guardar parte do salário, com o mesmo objetivo, mas por conta própria, sem muito compromisso. "Envolvido com o trabalho, não tenho tempo de ficar pesquisando", diz ele.
Pacheco optou pelo Boston Futuro Programado, produto do Banco de Boston que recebe valores mensais até mesmo de não-clientes, e os transfere para aplicações da própria instituição segundo um perfil definido pelo próprio investidor.
A alternativa escolhida por Pacheco, que pretende poupar assim por 15 anos, foi destinar 20% para poupança, 70% para fundos de renda fixa e 10% para ações. "Diversificação é a coisa mais importante num investimento", afirma o executivo.
Ele se diz atraído pelo produto porque tem liberdade para sair a qualquer momento, mudar o perfil do investimento e não pagar taxa de administração.
Por não ser correntista do Banco de Boston, recebe todo mês uma ficha de compensação para pagamento em qualquer banco. "O compromisso de aplicar todo mês é moral."
Projeto do governo enviado ao Congresso propõe a criação do Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual), que receberá contribuições de empregados e empresas e terá incentivo fiscal.
Mas Fábio de Araújo Nogueira, diretor do Boston, não vê o Fapi como grande concorrente do Futuro Programado, já que a dedução da contribuição no IR do assalariado será limitada a R$ 2.400 por ano. Além disso, quem resgatar antes de dez anos pagará imposto, o IOF.
Opção já existente para poupar a longo prazo, também com incentivo fiscal, são os fundos de previdência privada.

Texto Anterior: Bolsas são recomendadas, mas só para diversificação
Próximo Texto: Compromissos vencem sexta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.