São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa de pescador foi a 1ª obra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A casa de pescador que Castelo Branco adaptou para ser sua moradia por seis anos, na praia do Coqueiro, no Piauí, é considerada por ele o primeiro modelo do estilo "Paraqueira Brasileira".
Construída de frente para o mar, a casa era feita de taipa, tinha dois quartos em mezaninos de madeira, venezianas de cipó de ipê e todo o acabamento elaborado com elementos artesanais da região.
A beleza plástica da casa chamou a atenção de Oscar Niemeyer, que dedicou-lhe duas páginas no livro "Artes no Brasil", organizado em parceria com Pietro Maria Bardi.
O projeto paisagístico do parque aquático de Potycabana, em Teresina (PI), é considerada a obra mais polêmica de Castelo Branco.
Idealizado pelo ex-governador Alberto Silva (PMDB), o parque pretendia "suprir a falta de mar de Teresina", segundo dizia Silva.
Construído nas margens do rio Poty, o parque tinha como principal atração uma piscina com ondas. Funcionando parcialmente hoje, a Potycabana foi inaugurada em 1990, num domingo em que duas pessoas morreram afogadas.
Na área pública, fez projetos usando o estilo "paraqueira" em praças e num terminal marítimo em Parnaíba (PI).
O prédio da agência do Banco do Estado do Maranhão, em Teresina, é para ele exemplo de que seu estilo consegue responder às necessidades de segurança dos grandes centros urbanos. Ele também projetou as fábricas da Coca-Cola em Barreiras (BA) e Teresina (PI).

Texto Anterior: Arquiteto leva 'paraqueira' ao mundo
Próximo Texto: 'Ele é um arquiteto na prática'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.