São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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Corsa GL 1.6 tem ótimo desempenho

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

O novo motor do Corsa GL -1.600 cc com injeção multiponto- arremessa o carro da lanterninha para a liderança no ranking de desempenho dos carros pequenos.
Antes anêmico, o Corsa mostra, no teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que é um atleta de respeito.
Gol CL 1.6, Fiesta 1.3 e Palio 1.5 não têm chance quando comparados os números de desempenho.
Seu acabamento fica no mesmo nível do conseguido no Fiesta, um pouco melhor que o do Palio e do Gol. Para a sorte de Fiat e Volkswagen, o Corsa é um pouco mais apertado.
É também o que apresenta mais irregularidades no funcionamento do sistema de injeção de combustível. O motor parece "engasgar" em acelerações bruscas. Essa falha não afeta o ótimo desempenho, mas desconcerta o motorista.
Moda
Há mais tempo no mercado, o Corsa não tem o mesmo apelo de novidade dos rivais. Desde seu lançamento, o Corsa tem sido o rei do ágio ou da espera -estimulados por produção insuficiente e consumidores impacientes.
Pela lógica, Fiesta e Palio devem se tornar os carros da moda. Não tão bonito, o carro da Ford é mais macio e muito silencioso, além de ter ótimo projeto dos comandos.
Outro defeito do Corsa está na excessiva dureza da direção em manobras urbanas -o carro não tinha direção hidráulica. Pode ter havido algum problema na unidade testada.
Desenho
Um de seus pontos fortes é a visibilidade do painel. O volante, de grande diâmetro, sem raios na parte superior, permite enxergar perfeitamente os instrumentos.
No Corsa quatro portas -muito mais bonito do que o duas portas, graças ao teto alongado-, o acesso dos passageiros é bom, mesmo ao banco traseiro.
Falta espaço atrás -pela pouca largura do carro e pela curvatura do teto- e na frente -culpa do console. O porta-malas é pequeno como o dos concorrentes.
O preço do carro da Chevrolet é inferior ao do Gol -mesmo na versão com motor de 1.600 cc- e do Palio EL 1.5. O Fiesta, com motor de 1.300 cc, custa pouco menos.
Para conseguir desempenho equivalente nos carros rivais, é preciso apelar a motores multiválvulas -caso do Palio e do Fiesta com quatro válvulas por cilindro- ou a maior cilindrada -para o Gol 1.8.

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