São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Corsa GL 1.6 tem ótimo desempenho
GRACILIANO TONI
Antes anêmico, o Corsa mostra, no teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que é um atleta de respeito. Gol CL 1.6, Fiesta 1.3 e Palio 1.5 não têm chance quando comparados os números de desempenho. Seu acabamento fica no mesmo nível do conseguido no Fiesta, um pouco melhor que o do Palio e do Gol. Para a sorte de Fiat e Volkswagen, o Corsa é um pouco mais apertado. É também o que apresenta mais irregularidades no funcionamento do sistema de injeção de combustível. O motor parece "engasgar" em acelerações bruscas. Essa falha não afeta o ótimo desempenho, mas desconcerta o motorista. Moda Há mais tempo no mercado, o Corsa não tem o mesmo apelo de novidade dos rivais. Desde seu lançamento, o Corsa tem sido o rei do ágio ou da espera -estimulados por produção insuficiente e consumidores impacientes. Pela lógica, Fiesta e Palio devem se tornar os carros da moda. Não tão bonito, o carro da Ford é mais macio e muito silencioso, além de ter ótimo projeto dos comandos. Outro defeito do Corsa está na excessiva dureza da direção em manobras urbanas -o carro não tinha direção hidráulica. Pode ter havido algum problema na unidade testada. Desenho Um de seus pontos fortes é a visibilidade do painel. O volante, de grande diâmetro, sem raios na parte superior, permite enxergar perfeitamente os instrumentos. No Corsa quatro portas -muito mais bonito do que o duas portas, graças ao teto alongado-, o acesso dos passageiros é bom, mesmo ao banco traseiro. Falta espaço atrás -pela pouca largura do carro e pela curvatura do teto- e na frente -culpa do console. O porta-malas é pequeno como o dos concorrentes. O preço do carro da Chevrolet é inferior ao do Gol -mesmo na versão com motor de 1.600 cc- e do Palio EL 1.5. O Fiesta, com motor de 1.300 cc, custa pouco menos. Para conseguir desempenho equivalente nos carros rivais, é preciso apelar a motores multiválvulas -caso do Palio e do Fiesta com quatro válvulas por cilindro- ou a maior cilindrada -para o Gol 1.8. Texto Anterior: Conheça o óleo adequado para o motor Próximo Texto: Perua derivada do Fiat Palio chega este ano Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |