São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas se adaptam ao ISO ecológico

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Após a busca pela qualidade total (ISO 9000), o novo desafio para as empresas será o de adaptar seus produtos e processos de fabricação à questão ambiental. Está atualmente em discussão a série ISO 14000, que vai estabelecer padrões de gestão das atividades produtivas e critérios de rotulagem dos produtos segundo seu impacto sobre o meio ambiente.
"A série ISO 14000 vai afetar diretamente a vida dos consumidores, que passarão a dispor do fator ambiental na escolha de seus produtos. Eles vão poder contribuir de maneira mais efetiva para impedir a degradação dos recursos naturais ", afirma Marcelo Gomes Sodré, coordenador do Programa Consumidor - Meio Ambiente, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A necessidade de normas que estabeleçam critérios de "qualidade ambiental" dos produtos e de gestão das empresas foi discutida durante a Eco-92. A ISO, federação mundial dos organismos de normalização, criou em 93 um comitê para elaborar a série ISO 14000.
Em junho próximo, no Rio de Janeiro, vai ocorrer nova rodada de negociações - com representantes de cerca de 80 países - para definir diretrizes e princípios que farão parte da série ISO 14000. Durante essa reunião já deverão ser aprovadas as normas que tratam do sistema de gestão e de auditoria ambiental das empresas.
As normas sobre rotulagem ambiental irão definir os critérios para a concessão de um selo verde a um produto (leia quadro ao lado). Já existem milhares de produtos em vários países do mundo que têm o selo verde. Para obtê-lo não é necessário que a empresa seja certificada pela ISO 14000.
"Antes, uma embalagem feita com material reciclado já poderia obter o selo verde. A ISO 14024 irá ampliar esses critérios, levando em conta os principais impactos do produto sobre o meio ambiente. A Europa vai ter que se adaptar e o Brasil também", afirma Christopher Wells, chefe da delegação brasileira nas discussões sobre rotulagem ambiental.
Wells diz que outra norma (ISO 14021) vai definir o que as empresas deverão comprovar para colocar em seus rótulos que o produto é reciclável, conserva energia ou água, é biodegradável, contribui para a redução do lixo, etc. "Caso contrário, pode virar propaganda enganosa. A empresa que quiser declarar algum desses aspectos vai poder seguir a norma."
Está sendo discutida a criação de um símbolo para cada um desses itens.
"O certificado da ISO 14000 permitiria uma participação mais tranquila no mercado", diz Sodré.
Embora municípios não priorizem a coleta de lixo seletiva, muitas empresas-com seus próprios sistemas de coleta- utilizam material reciclado nos seus produtos.
Hoje, 60% da produção de latas de alumínio e 27,6% das embalagens de vidro são recicladas

Texto Anterior: Ministro divulga lista de livros reprovados
Próximo Texto: Entenda as normas da série ISO 14000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.