São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria de calçado será a primeira a ganhar selo

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A indústria de calçados e artigos de couro deverá ser a primeira no Brasil a obter o selo ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representante no país da ISO.
O setor criou um comitê (com fabricantes, órgãos reguladores e associações de consumidores) que visa colocar em prática os procedimentos previstos na série ISO 1400 para a obtenção do selo verde.
O texto dessa norma (ISO 14024) ainda está sendo discutido pelos países, mas as empresas já podem se adequar aos princípios do "rascunho" da norma, facilitando a certificação quando ela for aprovada.
Segundo Fernando Rosa, secretário técnico do Grupo de Apoio à Normalização (Gana) -órgão da ABNT- outras duas empresas, a Bahia Sul Celulose e a Cetrel, vão obter o certificado da ISO 14001, que define padrões de gestão ambiental, assim que a norma for publicada, o que deve ocorrer no próximo mês de setembro. O texto definitivo será aprovado em junho.
As empresas certificadas segundo essa norma não precisam estar necessariamente cumprindo a legislação ambiental do país no momento da certificação. Esse aspecto vem sendo criticado por ambientalistas.
"A empresa deve se comprometer a aperfeiçoar continuamente seu processo de produção. Pode ocorrer que, ao solicitar a certificação, ela tenha que fazer em curto prazo investimentos vultosos para se adaptar à legislação. Metas são estabelecidas e seu cumprimento será verificado por meio de auditorias ambientais. Se a empresa não houver cumprido as metas perderá a certificação", diz Rosa.
(DFe)

Texto Anterior: Entenda as normas da série ISO 14000
Próximo Texto: Associado se queixa de plano de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.