São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiro livre de Shaq vira 'tortura'

ROSCOE NANCE
DO 'USA TODAY'

Quando o pivô Shaquille O'Neal, do Orlando Magic, está na linha da falta, os arremessos livres viram uma tortura para a cesta.
Shaquille tem aproveitamento medíocre de 54,6% dos lances livres em sua carreira.
Nesses playoffs, acertou 39,4% dos arremessos (41 de 104). Nas finais do Leste, contra o Chicago, o índice é pior, 33,3% (5 de 15).
Resultado: para parar o cestinha do Orlando (25,6 pontos/jogo), a ordem nos rivais é bater -o lance livre é a compensação dada àquele que sofre falta ao tentar arremesso.
"Continuamos a explorar formas de melhorar seu arremesso. Ainda há algumas coisas a serem desenvolvidas", diz o treinador assistente do Magic, Tom Sterner.
"Você pode perguntar a qualquer um. Eu sempre acerto quando estou treinando, 18, 20, 30 tiros", diz Shaquille. Mas quando vem o jogo... "eu só não acerto".
Há exceções. Shaq acertou 6 tiros em 8 (75%) no jogo dois da semifinal do Leste, contra o Atlanta. Já havia atingido este índice em dois jogos, contra Toronto e New York, na temporada classificatória.
"Naqueles jogos, talvez não tenha pensado", diz Shaquille. "Em muitas situações críticas, acerto."
O ala Dennis Scott costuma conversar com Shaquille antes de ele cobrar os lances livres.
"Algumas vezes, eu digo apenas para ele relaxar. É muito tarde para mudar seu tiro. A melhor coisa é esperar até o fim da temporada e trabalhar nisso."

Texto Anterior: Vitória hoje põe Chicago na final da NBA
Próximo Texto: Seleção masculina faz rodízio para enfrentar o Uruguai hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.