São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que está acontecendo com as aves da América do Norte que cantam?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

BILL PITZER e
EARLE HOLLAND
Nos últimos dez anos, segundo os especialistas, o número de pássaros canoros vem diminuindo na América do Norte. A causa dessa diminuição talvez esteja no outro hemisfério.
Quando o outono começa lá, muitos pássaros migram para o sul, voando milhares de quilômetros para passar o inverno nos bosques e selvas tropicais. Mas, como os desmatamentos têm sido muito grandes em vários países da América Central e do Sul, os refúgios dos pássaros vêm sendo reduzidos, prejudicando suas chances de encontrar alimentos.
Os cientistas calculam que as florestas tropicais da América Central vêm diminuindo de tamanho numa média de 0,6 hectares?. Com menos lugares para se refugiar, os canoros ficam mais vulneráveis aos animais de rapina.
Estima-se que a população de zorzal del bosque tenha diminuído em 30% durante os últimos dez anos, do oropéndola de Baltimore, em 23% e, da tanagra escarlata, em pelo menos 10%. Metade da população de algumas espécies já desapareceu. O desmatamento de bosques na América do Norte também agrava o problema.
Segundo os especialistas, se a situação não mudar significativamente nos dois continentes, daqui a pouco não vamos mais poder ouvir o canto dos pássaros na primavera.

TRAVESSIA ARRISCADA
Além do desmatamento das florestas, as aves canoras têm que enfrentar os animais de rapina, mudanças climáticas e obstáculos erguidos pelo homem, como torres de rádio.

Texto Anterior: Consultor e não vendedor
Próximo Texto: As estrelas cadentes não são estrelas, mas meteoros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.